Células solares nos écrans dos telemóveis. Os problemas de carga acabaram!

>> sexta-feira, janeiro 20, 2012

 

imageOs problemas ainda não acabaram, mas se esta ideia for levada a diante, certamente eles acabarão.

 

Este projecto está a ser conduzido por Arman Ahnood, pesquisador no Centro de Nanotecnologia de Londres e o objectivo, segundo o mesmo, é bastante simples: ter telemóveis que exijam menos recargas. Para complementar, ele afirmou que em breve teremos telemóveis que consigam aguentar até uma semana sem recarga e quem sabe daqui a algum tempo, eles não precisarão de recarga nenhuma.

 

A técnica usada é a de inserir pequenos “painéis solares” nos écrans dos telemóveis. Para ser mais especifico, teremos uma película fina de silício amorfo hidrogenado que é projectado para ficar dentro da tela do telefone.

 

A célula fotovoltaica aproveita o facto de quase todos smartphones terem telas de dimensões absurdas (vejam o Galaxy SII e o Sensation XL). Num visor com a tecnologia OLED (Organic Light-Emitting Diode), apenas cerca de 36 por cento da luz gerada é projetada para fora na parte frontal do visor, o que quer dizer que a parte restante dessa luz é perdida. Solução: colocar painéis solares nas bordas do visor e reaproveitar essa luz.

 

Mas essa tecnologia tem os seus problemas:

  • Flutuações de tensão devido ao uso das células solares poderiam danificar a bateria. Problema resolvido com um circuito baseado em transistores para controlar a tensão e carregar mais eficientemente a bateria.
  • Outro problema seria como carregar a bateria directamente, uma vez que teriamos a fonte tradicional (electricidade) e a outra fonte, fotovoltaica. Simples, ao invés de carregar directamente, usou-se um “supercondensador” para armazenar a carga e só depois passar para a bateria…

Outros detalhes desta tecnologia podem ser vistos, em resumo, neste artigo.

blog comments powered by Disqus

Enviar um comentário

Liberdade de uso de Tags HTML e Links
para Negrito (Ex: Novos Horizontes
para Links (Ex: <a href="http://ultracognitivo.com>Novos Horizontes</a>

Divirtam-se.

Adquira o seu domínio.

Seguidores

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2011

Voltar ao TOPO