[Entrevista] Kelly Stress, o “Rei” dos vídeos em Angola.

>> segunda-feira, novembro 14, 2011

Decidi trazer (de volta) a coluna que muitas pessoas gostavam, entrevistas com personalidades da área de TI.

Agora darei ênfase as personalidades ligadas a tecnologia no nosso país, Angola.

 

Stress Man(1)Para começar, trago a entrevista com Kelly Stress, um dos principais divulgadores da cultura Angolana na Web. Quem já acessou o Youtube e pesquisou por “Angola” ou “Kuduro”, provavelmente já encontrou um vídeo do Kelly.

Tentaremos falar sobre o lado mais “tech” do Kelly Stress, que serviços, aplicativos usa, conselhos…

 

1.Nome e origem do pseudónimo “Kelly Stress”

R: Kelly é o meu nome de casa, todo mundo me trata por kelly, Stress veio de um momento menos bom da vida, por depressão ou frustração do momento, sendo que desse momento ficou o nome Kelly Stress, pois também era moda ter uma alcunha.

 

2.Que serviço usa, Blogger ou Wordpress, porquê?

R: Uso o Wordpress, por sugestão de um amigo

 

3.É reconhecido como rei do Youtube em Angola, concorda com a alcunha?

R: lol, acho que é um exagero, considero-me simplesmente uma pessoa interessada em divulgar a cultura Angolana no circuito virtual, mostrar o nosso valor e qualidades, e acho que a mentalidade de algumas pessoas já começa a mudar com relação a divulgação na internet. Depois de divulgar, vem o passo a seguir, que é a protecção e a valorização da nossa cultura, pois a exposição tem as suas vantagens e desvantagens.

 

4.Quando e qual foi o primeiro vídeo que pôs no Youtube (caso se lembre)?

R: Acho que foi um com título "Dança Angola Kuduro de Qualidade" com três bailarinos (http://www.youtube.com/watch?v=C1lh_9OY12Q&feature=results_video&playnext=1&list=PLCE808F4A80A03A9C )

 

5.Até agora contabilizei 643 na sua conta do Youtube, que meta quer atingir?

R: Acho que não há limites, enquanto houver forças, luz, câmara, haverá certamente acção, pois isso faz parte da pessoa já e depois, ainda não divulgamos nada, acontece muita coisa nesse país, há muitos talentos por se promover, acontecimentos e etc.

 

6.Qual é o programa que usa para editar os vídeos?

R: Actualmente edito com o Sony Vegas, mas já usei o Pinacle e tive o Windows Movie Maker como escola. De salientar que o segredo da edição esta na criatividade.

 

7.Já agora, qual é a referência das câmaras que usa para gravar os seus vídeos ?

R: hahaa, câmaras, esse é um assunto interessante, pois ainda não comecei a filmar com câmaras profissionais, como já disse uma boa vídeo reportagem pode ser feita até com telefone, desde que haja boa iluminação. Infelizmente devido ao alto preço da internet em Angola, mesmo tendo a melhor câmara de filmar ainda assim seria teríamos de baixar a qualidade da imagem para podermos postar na internet, pois 1 minuto em alta definição (HD) pode ficar em 100 Megabytes. Muitas vezes temos de baixar a qualidade dos vídeos, pois temos acesso somente a conexões abaixo de 10 Megas, sendo que um utilizador comum tem acesso a 120 Kilobytes de velocidade, e se colocarmos vídeos pesados, as pessoas não conseguem aceder, mas graças ao Youtube que tem permitido a visualização de vídeos mediante o tipo de conexão as pessoas que estão fora acedem com maior facilidade, mas as que residem em Angola, tendem a baixar o vídeos do Youtube, facto esse que diminui o número de visitas nos vídeos, em contrapartida, as pessoas partilham os vídeos nos computadores e outros dispositivos.

 

8.Vi algumas edições interessantes de fotos, qual é o programa que aconselha para fazer isso?

R: Edição de fotos, é tal como edição de vídeos, para fotos há pessoas que usam o Corel e há outras que editam com o Adobe Photoshop, After Effects, é claro que existem outros. A minha dica é que a edição esta na cabeça, na boa foto e na vontade de editar, pois um bom editar modifica a foto quando faz a foto, pois conhece as sua ferramenta de edição e sabe o que pode ou não fazer, mas o Photoshop pode ser uma boa escola.

 

9.Voltando ao seu lado “Blogger”, com que frequência actualiza o seu blog e que critérios de selecção usa?

R: Agora já não actualizo o quanto gostaria, pois a criação do blog veio devido aos vídeos que temos no Youtube. Nesse momento sinto-me mais confortável na posição de "gerador" de informação, pois estou criando mecanismos para designar uma pessoa somente para gerir a informação por nós criada. Quanto aos critérios de selecção nós primamos para aquilo que mais chama a atenção na internet, pois devido a nosso modesta experiência já conseguimos ditar o que é rende mais visualizações.

 

10.Falando dos seus outros gadgets, que telemóvel usa?

R: Uso um SonyEricson Aspen

 

11.Usa algum tablet? Qual é o tablet dos seus sonhos? Porquê?

R: Não uso tablet, pois eu sinto que sou um gerador de informação e tablets são para consumidores de informação, além do mais passo muito tempo no PC e quando não estou no computador prefiro prestar mais atenção as amizades.

 

12.É “fã” de alguma marca em particular (no mundo da tecnologia)?

R: Sou fã de marcas que conseguem suprir as minhas necessidades, sendo um mundo onde a tecnologia esta em constante mutação, hoje poderá uma marca e amanhã outra totalmente diferente.

 

13.Conselhos para os novos bloggers, aficionados por tecnologia…

R: Aconselho-os a ir atrás de informação e não ficar somente a espera, pois por mais limitados que sejam o vossos meios tecnológicos, a criatividade supera tudo e leva a fazer coisas bonitas.

 

14.Quer dizer mais alguma coisa para encerrar a entrevista?

R: Valorizemos mais a nossa cultura, pois com isso nos valorizamos mais a nós mesmos.

_______________________________________________________________________________

 

Obrigado ao Kelly Stress pela disponibilidade, ele aceitou ser entrevistado sem problemas e respondeu as perguntas em tempo recorde.

 

Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/kellystress007

Blog: http://www.kellystresspro.net

Twitter: www.twitter.com/kellystresspro

blog comments powered by Disqus

Enviar um comentário

Liberdade de uso de Tags HTML e Links
para Negrito (Ex: Novos Horizontes
para Links (Ex: <a href="http://ultracognitivo.com>Novos Horizontes</a>

Divirtam-se.

Adquira o seu domínio.

Seguidores

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2011

Voltar ao TOPO