Facebook Messages já está entre nós…

>> quarta-feira, abril 27, 2011

fb

 

 

Como já , o Facebook Messages já é uma realidade, estando a ser distribuído aos usuários paulatinamente. Não me perguntem qual é o método de selecção de usuários, eu não faço a mínima ideia…

 

Relevante mesmo é o facto de ter sido activado esse serviço na minha conta, proporcionando assim uma possibilidade de analisá-lo.

 

 

 

 

O Facebook Messages promete juntar todas as suas comunicações na rede social: Mensagens, chats, sms. Para tornar tudo isso real, o Faceboook decidiu criar e-mails do serviço (mais um) – o que pode ser visto como uma declaração de guerra aos outros serviços de e-mail, mas lembrem-se que para abrir uma conta no Facebook, precisámos de ter uma conta de e-mail num outro serviço qualquer, então essa afirmação não é muito fundamentada.

 

Para verificar o comportamento do serviço, fiz os seguintes testes:

  • enviei mensagens a partir de uma conta do Facebook: como era de esperar, a mensagem é enviada (sem surpresas, funcionalidade já existente)
  • enviei mensagens a partir de um endereço de e-mail (Gmail): como o e-mail estava associado a uma conta existente no Facebook, o serviço foi inteligente o suficiente para dar conta disso e associar as mensagens.
  • por último, enviei uma mensagem de um endereço de e-mail que não tem conta activa no Facebook: a mensagem foi recebida normalmente (tal como a resposta, enviada para um e-mail da Hotmaill.
  • Outro facto interessante é de podermos receber (de endereços fora do Facebook)  os anexos em vários formatos (mas só podemos enviar vídeos e fotos)

Conclusão: uma vez que uma grande quantidade de usuários passa a maior parte do tempo a ler/escrever publicações, Mark Zuckerberg e a sua equipe decidiram aumentar esse tempo na rede social, providenciando um serviço que permitisse a comunicação com “o mundo exterior”.

Não há nada especial em termos de formatação de texto, em termos de anexos (podemos enviar vídeos e fotos, por agora), mas com  a quantidade de usuários que o Facebook tem, essa ideia ainda vai longe.

 

Agregar – parece que essa é a palavra que move o mundo da tecnologia, resta saber qual será a reacção de quem mais importa: os usuários.

 

*Quem já estiver a usar o serviço, por favor, diga o que achou…

 

Algumas imagens do serviço:

fb1

1. Configuração do e-mail do Facebook

 

fb5

2. Recepção de uma mensagem do Facebook para uma caixa de correio (Hotmail)

 

fb6

3. Mensagens na caixa de entrada do Facebook (uma de uma conta facebook e outra de um e-mail externo)

 

fb7

4. Recepção de uma mensagem com anexo (documentos do office são abertos com o Office Web Aops)

 

fb2

5. Envio de uma mensagem para um e-mail externo

blog comments powered by Disqus

Enviar um comentário

Liberdade de uso de Tags HTML e Links
para Negrito (Ex: Novos Horizontes
para Links (Ex: <a href="http://ultracognitivo.com>Novos Horizontes</a>

Divirtam-se.

Adquira o seu domínio.

Seguidores

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2011

Voltar ao TOPO