Email, será o fim?

>> quinta-feira, janeiro 27, 2011

email-is-dead

Quando comecei a circular por essa grande rede, a internet, só haviam duas coisas que exigiam a minha atenção diária, o mIRC e o WebMail (Email, como queiram).

 

A caixa de correio era sagrada, todos os meus contactos na rede passavam por ai.

 

6MB era uma maravilha, dava para guardar uma imensidão de mensagens, um sonho naquela altura. Para mim a caixa de correios era uma das melhores invenções já feitas. Ok, depois tivemos os comunicadores instantâneos, redes sociais… esse caos que vemos agora.

 

Agora, quem se identifica com isso – dependência da caixa de correios – tirando algumas pessoas? Temos Facebook, Twitter, Gtalk, Live Messenger, Skype… são tantos que ficaríamos aqui mais alguns minutos só a enumerar.

 

O facto é que agora o Email é praticamente o último recurso. Há uma brincadeira que circula por ai a dizer mais ou menos o seguinte:

  1. Mandar um SMS para avisar que enviei uma DM (Direct Message, no Twitter)
  2. Nessa DM, uma mensagem  a dizer que tinha enviado um email
  3. Perguntar pelo Chat do Facebook se a pessoa tinha lido o email

É um ciclo vicioso onde o Email está sempre em desvantagem devido a rapidez dos outros serviços. E me entendam, rapidez no sentido de haver uma comunicação instantânea e sem “burocracias”…

 

Num artigo, que podem ver aqui, o autor faz essa questão : “será que o que vemos o começo do fim do Webmail? ”

 

A minha resposta seria: sim. Pelo menos será o início do fim do Email tradicional. Lembram-se da proposta da Google com o seu Wave? Alguém voltará com a mesma proposta, só que melhor elaborada, escrevam isso!

 

Um amigo que trabalha no ramo há muito tempo já (vocês deve conhecer, José S. Pereira ) fez um comentário interessante sobre o assunto quando me enviou o link, eu passo a citar:

Isso é uma coisa que realmente já vem acontecendo. Para os mais novos, e-mail é quase tão obsoleto quanto cartas escritas à mão são para nós, velhinhos.

Eles resolvem tudo via scraps, twittadas, msn e outros bichos do gênero. Apenas no meio corporativo, ainda são obrigados a utilizar e-mails. E para fazer cadastro na rede social da moda, é claro! rs

Não creio em algo tão radical (o fim do e-mail). Ao menos, até 2012, quando disseram que vai acabar o mundo. Mas, dizem por aí, que o Facebook e o Twitter sobreviverão, já que não estão na terra e sim nas Nuvens. Vamos aguardar para ver

 

Via: IDG      ||     Dica: J. S .Pereira  || Imagem: Michael Smith

blog comments powered by Disqus

Enviar um comentário

Liberdade de uso de Tags HTML e Links
para Negrito (Ex: Novos Horizontes
para Links (Ex: <a href="http://ultracognitivo.com>Novos Horizontes</a>

Divirtam-se.

Adquira o seu domínio.

Seguidores

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2011

Voltar ao TOPO