Wiki Leaks o inimigo público #1

>> domingo, dezembro 05, 2010

image

Esta é a parte em que a tecnologia e a política se misturam um pouco.

 

A discussão vem aumentando para se chegar a um consenso: até que ponto a internet é uma “terra sem lei”?

Já lá se vão os dias em que os países (quase todos) viviam sem leis que regulassem o mundo digital. Em que o roubo de senhas era uma pena tão leve que até compensava.

Actualmente, até as calúnias são tratadas com “alguma seriedade” – isso é para vocês que inventam histórias  comprometedoras por aí, cuidado!

 

Devem estar a se perguntar por que motivo dei esta volta toda, mas a resposta é óbvia:

Essas duas palavras são as preferidas dos jornais, com toda razão, até porque não aparecem todos os dias indivíduos com coragem (tempo, paciência, dinheiro…) para enfrentar as maiores potências mundiais publicando documentos diplomáticos importantes que podem comprometer a segurança (e o emprego) de muitas pessoas.

 

O mentor dessa organização  (Wiki Leaks) é o Australiano Julian Assange que para além do título de “Jornalista” é também conhecido pelas suas habilidades em Programação, ou seja, um conhecedor das TI(Tecnologias de Informação).

 

Se não fosse por isso, a Organização Wiki Leaks talvez não tivesse essa projecção toda. É que eles escolheram um meio ideal para passar a informação: a internet. Agora até quem duvidava aceitará, o que entra para a rede permanecerá na rede.

 

O que os governos estão a tentar fazer é limitar as opções da Wiki Leaks, bloqueando os servidores, bloqueando as contas, enfim, deixá-los completamente offline.

 

Agora, parece o jogo do “gato Vs rato”, a Amazon baniu a Wiki Leaks, a EveryDNS também, a uma empresa na França concedeu alojamento para o site, mas o governo Francês está a pressionar, não se sabe até quando a empresa resistirá a essa pressão. Se der errado, a Wiki Leaks poderá encontrar apoio na Alemanha, Holanda e Finlândia.

 

Essa “guerra” continuará por mais algum tempo e decerto que eu acompanharei isso de perto. É fácil irritar pessoas singulares na Web, mas irritar países… isso é histórico.

 

 

Via: JN

blog comments powered by Disqus

Enviar um comentário

Liberdade de uso de Tags HTML e Links
para Negrito (Ex: Novos Horizontes
para Links (Ex: <a href="http://ultracognitivo.com>Novos Horizontes</a>

Divirtam-se.

Adquira o seu domínio.

Seguidores

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2011

Voltar ao TOPO