Você sabe o que é malvertising? [Por Evaldo Tastch]

>> quarta-feira, julho 14, 2010

malware

Em minhas “andanças” ou “navegações” pela internet, acabei encontrando um termo que para mim até então era desconhecido, falo do chamado “malvertising”. O “malvertising” é um termo em inglês sendo junção das palavras “malicious advertsing” (publicidade maliciosa).
Os criminosos virtuais que utilizam essa prática receberam a denominação de “malvertisers”.
O “malvertiser” tem como fator que chama a atenção em seu perfil, o grande conhecimento em publicidade. Suas peças publicitárias são muito convincentes, além de possuírem grande apelação aliada ao forte uso de Engenharia Social.


Desta vez, a criação maliciosa mostra anúncios, utilizando nomes de empresas como Soft Solutions, Direct Ad, entre outras, onde o usuário é direcionado a instalar softwares maliciosos em seu equipamento.


Os códigos maliciosos são executados normalmente através de exploits inseridos em anúncios desenvolvidos em Adobe PDF e Flash. O exploit pode ser um programa, um comando ou uma seqüencia de dados, que se aproveite das vulnerabilidades de um sistema operacional para invadi-lo.


Um dos grandes problemas do “malvertising” é a difícil detecção. Muitos proprietários de sites legítimos acabam apenas sendo informados sobre os malwares nos anúncios, pelos seus próprios visitantes.
Um dos “malvertisings” clássicos está relacionado aos anúncios que simulam falsos antivírus que fazem “varreduras” online. Na verdade esta “varredura” ao invés de encontrar qualquer tipo de vírus real, assume o seu browser, a fim de capturar senhas ou enviar emails falsos através da sua conta.


Muitos casos de “malvertising” já foram encontrados na internet. Até nos anúncios publicitários de terceiros do jogo Farm Town, localizado na rede social Facebook, aconteceram casos de “malvertising”.


DICAS PARA DIMINUIR OS RISCOS COM "MALVERTISING”


- Evite clicar nos links que oferecem limpeza de sistema e varreduras de antivírus online.
- Não acredite em anúncios que informam que seu computador está com vírus e que você deve executar um exame naquele momento. Feche a janela, NÃO EXECUTE.
- Se tiver dúvidas quanto ao anúncio, entre em contato com o responsável pelo site. Alerte, pois na maioria dos casos, os responsáveis pelos sites só detectaram o problema quando foram avisados por seus visitantes.


- Use um antivírus atualizado e instalado em seu computador. Não acredite nos antivírus online.
- Anúncios que orientam você a executar softwares devem ser evitados.
- Preste bastante atenção nos anúncios. Lembre-se que, empresas sérias não vão orientá-lo a instalar softwares ao clicar em um banner. Na dúvida contate a empresa e verifique a veracidade deste anúncio.


- Evite clicar em banners de sites duvidosos. Não que em sites de empresas conhecidas o problema não possa ocorrer, porém, as análises de segurança e a velocidade com que os problemas são detectados e solucionados nestes sites, normalmente são bem mais rápidas.
- Evite clicar em banners para download de softwares em sites desconhecidos. Verifique se o site possui comentários de outros usuários quanto ao uso do software, verifique se a página em que o software está sendo baixado é a página do fabricante ou de algum grande site de downloads.
- Mantenha seu navegador o mais atualizado possível. Várias brechas de segurança são solucionadas nas atualizações dos softwares. Por isso, quanto mais atualizados, maior a sua segurança.


- Mantenha plugins e players como: Macromedia Flash, Apple Quick Time, Adobe Shockwave, Windows Media Player, Real Player, Adobe Flash, entre outros, SEMPRE ATUALIZADOS. Se o plugin não possuir atualização automática, acesse a página do fabricante e faça a atualização manual.


Como sempre digo, “CUIDADO ONDE NAVEGA, CAUTELA É FUNDAMENTAL”.

Abraço a Todos e Boa Sorte!!!

 

Crédito total ao Site InfoAux

blog comments powered by Disqus

Enviar um comentário

Liberdade de uso de Tags HTML e Links
para Negrito (Ex: Novos Horizontes
para Links (Ex: <a href="http://ultracognitivo.com>Novos Horizontes</a>

Divirtam-se.

Adquira o seu domínio.

Seguidores

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2011

Voltar ao TOPO