O que é, e como funciona o Antivírus?[Por Evaldo Junior]

>> quarta-feira, agosto 05, 2009


Este artigo foi escrito pelo Evaldo junior, do Blog parceiro, InfoAux Security. Este é um pequeno resumo do texto, espero que leiam atentamente...


Parece bastante simples e fácil de se dizer o que é um antivírus. Quem já não ouviu falar deste tipo de software, da sua importância, e porque deve estar sempre atualizado, etc, etc. Em minhas andanças pela internet, pesquisei diversas informações relacionadas a antivírus e decidi inclui-las aqui para compartilhar com todos vocês. Espero que ajude-os a entender melhor este tipo de software.

Dificilmente um usuário que utilize o sistema operacional Windows em qualquer uma das suas versões, não tenha utilizado algum software antivírus em seu equipamento, pelo menos uma vez na vida. Não estou querendo dizer que apenas o Windows é propício aos malwares, mas por ser o sistema operacional mais utilizado no mundo, é o maior alvo dos seus criadores. Isto porque os crackers sempre tentam abocanhar o maior número possível de usuários. O que dá para se entender, já que o trabalho para se criar um programa com código malicioso é grande, por isso, quanto maior o público alvo, melhor.

O antivírus tem como seu grande objetivo, detectar e principalmente remover os malwares de seu computador. Como o primeiro passo é fazer a detecção, existem algumas técnicas para isso. Estas técnicas variam de antivírus para antivírus. Entre as técnicas de detecção, podemos citar: Verificação de Assinaturas, Verificação Heurística e Bloqueio de Comportamento.


Algumas características:
  • Frequência de atualização da lista de definição;
  • Tempo de escaneamento (varredura);
  • Percepção do escaneamento (memória utilizada, descréscimo no uso da máquina e travamento de suas aplicações);
  • Número de malwares identificados
  • Número de falsos positivos identificados
Mas lembrem-se sempre:

“Os antivírus não fazem milagres”.

“O melhor a fazer é navegar com parcimônia”.

“Não saia clicando em tudo que vê, procure acessar sites mais conhecidos, evite a navegação em sites suspeitos, tenha cuidado com as mensagens, seus anexos e links”.

“O melhor antivírus é o próprio usuário”.

“Não adianta eu ter o antivírus mais caro e não ser cuidadoso no uso da internet”.

LEIA O ARTIGO COMPLETO NO INFOAUX

blog comments powered by Disqus

Enviar um comentário

Liberdade de uso de Tags HTML e Links
para Negrito (Ex: Novos Horizontes
para Links (Ex: <a href="http://ultracognitivo.com>Novos Horizontes</a>

Divirtam-se.

Adquira o seu domínio.

Seguidores

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2011

Voltar ao TOPO