Conheça o primeiro Angolano a atingir a certificação máxima em Redes

>> quarta-feira, julho 08, 2009

 

Há alguns meses o Nataniel publicou uma matéria sobre o 2º Angolano a conseguir chegar ao nível mais elevado de Certificação Cisco na área de Internet, denominado CCIE (Cisco Certified Internetwork Expert), mas esses dias foi esclarecido que de Nacionalidade Angolana só há 1 CCIE(#24263), e chama-se Jeriel Pedro Atienza.

Jeriel

CCIE #24263

Contactei o Jeriel e pedi que concedesse uma entrevista para o Blog, mas depois fiquei a saber que ele já tinha dado uma entrevista do género ao jornal “O País”, para evitar repetições e com a devida autorização do Jeriel, deixo aqui alguns trechos dessa entrevista que mostra a processo de formação do único CCIE Angolano.

Parabenização feita pela própria CISCO… 

[ Para melhor entendimento fica assim definido: OP(jornal “O País”) e JA(Jeriel Atienza)]

[OP]: Ficamos a saber que foi distinguido com um prémio internacional. Diga que prémio é este e qual é a razão da distinção?

[JA]:Primeiramente, fizemos um desafio na Internet , em Julho de 2008, entre internautas no ramo da Cisco, na área dos expert’s, um desafio muito longo que durou mais ou menos mês e meio. Depois deste período, recebi, num dia destes, por volta das 4h00 da manhã, um email dizendo que eu tinha sido o campeão, entre os participantes de 50 países. Fui o primeiro aluno que internacionalmente conseguiu vencer esse desafio denominado “Internet work expert”. Em Março de 2009 estive em Londres onde durante duas semanas fui submetido a um treinamento intensivo e mais tarde fui a São José da Califórnia (EUA), onde, num só dia, efectuei o exame final em Cisco Certified Internet Expert (CCIE).

[OP]: O que é a Cisco e que valência tem na vida prática?

[JA]: A Cisco é como a multinacional Microsoft. Enquanto a Microsoft trabalha em sistemas operativos, com servidores, a Cisco trabalha direccionada para a Internet para empresas de grandes dimensões, é um mercado livre em termos de redes, no qual empresas como a Angola Telecom, a Mercury , só para citar estas, trabalham com um sistema da Cisco. Por isso, há toda a necessidade de haver esse tipo de certificado a nível mundial.

[OP]: Esses cursos foram feitos por correspondência?

[JA]: Exactamente. São daqueles cursos em que você estuda em casa e marca o exame on-line. Esse exame tem um código e se aprovares eles depois mandam-te a documentação. Todo esse processo, desde a inscrição, cursos, exames, até chegar à fase da outorga, quanto tempo consumiu? Foram cinco anos de estudos permanentes.

[OP]: Foi sempre seu sonho estar ligado a esta actividade?

[JA]: Sim, foi sempre meu sonho, desde criança. Comecei na programação de computadores, depois ingressei para a Net Work.

Para ler o resto da entrevista é só clicar aqui!

E o Jeriel agradece ao Brian Dennis, Scott Morris, Brian Mcgahan, Petr Lapukhov, Anthony Sequeira, grandes CCIEs e que o ajudaram a conseguir atingir o nível mais alto em termos de redes.

E para quem julgava que a caminhada para o jovem de 22 anos parava por aqui, enganou-se tremendamente, porque ele já está a preparar a sua segunda certificação como Expert e mais lá para Setembro teremos novidades sobre isso.

Só tenho de agradecer ao Jeriel por ter concedido esse tempo ao NH e desejar boa sorte para os projectos futuros e que venham outros CCIEs…

[Fontes]: || ||

blog comments powered by Disqus

Enviar um comentário

Liberdade de uso de Tags HTML e Links
para Negrito (Ex: Novos Horizontes
para Links (Ex: <a href="http://ultracognitivo.com>Novos Horizontes</a>

Divirtam-se.

Adquira o seu domínio.

Seguidores

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2011

Voltar ao TOPO